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Quer ser eficiente? Livre-se de 5 hábitos em 2015

Publicado em 2 de fevereiro de 2015

Produtividade é um assunto que preocupa a maioria das pessoas, afinal a rotina acelerada exige que se cumpram muitas tarefas em pouco tempo. Contudo, são poucos aqueles que de fato dão conta de todas as suas responsabilidades. Estes são profissionais capazes de identificar os hábitos que atrapalham seu dia-a-dia. Se você quer seguir este exemplo e aprimorar sua eficiência, veja 5 comportamentos que podem diminuir sua produção diária no trabalho:

1 – Ser desorganizado

Trabalhar numa mesa bagunçada é um empecilho para que você seja mais rápido na execução das suas atividades. Ainda que você saiba onde cada objeto está, encontrá-lo pode tomar um tempo precioso do seu dia, além de muitas vezes demandar certo esforço. Por isso, tente ser mais organizado. Escolha um dia que sua agenda está mais tranquila e faça uma limpeza. Separe a papelada em “descartáveis” e “atividades”, jogando fora tudo o que você não precisa mais e organizando suas responsabilidades de acordo com suas prioridades.

2 – Não saber administrar seu tempo

Usar boa parte do seu dia para realizar atividades que dão pouco resultado é uma das razões mais comuns para que um profissional não seja produtivo. Embora algumas tarefas sejam importantes e exijam mais atenção, você deve saber identificar se vale ou não a pena ficar horas sentado realizando-as. Por isso, reflita sobre suas funções e estabeleça uma hierarquia de importância para cada atividade – para isso, leve em conta quais são as consequências obtidas através destas tarefas e o tempo gasto com cada uma delas. Ao fazer isso, você saberá o que priorizar na sua lista de tarefas diária e organizar sua rotina.

3 – Começar, mas não concluir suas tarefas

Muitas vezes, o profissional começa uma atividade, mas logo desvia sua atenção para outro assunto. Apenas depois de encerrá-lo por completo que a pessoa volta a pensar a respeito daquela tarefa inicial. A situação é familiar? Se sua resposta foi positiva, saiba que esta atitude provavelmente está prejudicando muito seu desempenho. Interromper sua linha de raciocínio dificulta a execução da tarefa, de maneira que você acaba usando mais tempo do que o necessário para terminá-la. Em outras palavras, tente terminar todas as atividades assim que você as começar.

4 – Fazer duas ou mais atividades ao mesmo tempo

Tentar dar conta de todas as funções de uma vez não é a melhor maneira para tentar ser produtivo, porque por mais que você as termine, você não necessariamente pode assegurar a qualidade do seu trabalho. Para que você possa prestar atenção em todos os detalhes faça uma tarefa de cada vez. Focado, você é capaz de atingir mais objetivos do que fazendo malabarismos para completar todas as tarefas simultaneamente.

5 – Não assumir a culpa

Responsabilizar colegas de trabalho pelos seus problemas de produtividade certamente não ajudam você a mudar a situação. Assuma que a razão para você não completar suas funções é você. Ainda que o ambiente de trabalho não seja tão silencioso quanto você deseja, por exemplo, você deve aprender a se adaptar e tirar o melhor da situação. Adéque-se ao ambiente e crie novas ferramentas para ser mais produtivo.

Fonte: Universia Brasil

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