Logo branco Cruzeiro do Sul Virtual
home / Arquivo de Notícias

Tatuagem adesiva mede glicose no sangue

Publicado em 26 de fevereiro de 2015

Nanoengenheiros da Universidade de San Diego, na Califórnia (EUA), desenvolveram uma tatuagem adesiva temporária capaz de sugar a glicose pela superfície da pele. Isso eliminaria a necessidade de utilizar agulhas durante o processo de medição de glicemia a que são expostos pacientes diabéticos.

20150115111735_660_420

Foto: Divulgação

O dispositivo é fino e flexível e foi baseado no projeto da Gluco Watch, uma pulseira que trabalhava no mesmo princípio de sucção e usava a corrente elétrica para atrair a glicose até a superfície a pele, mas foi descontinuada por conta de reclamações dos usuários por causar desconforto.

O adesivo, no entanto, utiliza uma corrente suave que detecta a glicose através de uma enzima que quebra o açúcar e o transforma em peróxido de oxigênio e hidrogênio, sendo a última substância um dos indicadores de níveis de glicemia no sangue.

Essa não é a primeira vez que cientistas pensam em um dispositivo permanente com sensor de glicose, mas a ideia diferencia-se em dois pontos: não envolve agulhas durante o processo de tatuagem e já foi testado em seres humanos. Em testes, o dispositivo foi capaz de medir os níveis de açúcar em voluntários saudáveis.

O estudo completo pode ser acessado clicando aqui (texto em inglês)

Fonte: Olhardigital

CATEGORIAS: Notícias, Tendências

TÓPICOS RECENTES

Arquivos

Categorias

Logo Cruzeiro do Sul Footer

Campus Virtual Cruzeiro do Sul Educacional 2016. Todos os direitos reservados. Políticia de Privacidade.