Logo branco Cruzeiro do Sul Virtual
home / Arquivo de Notícias

Como descobrir a sua vocação profissional?

Publicado em 6 de agosto de 2019

Você já descobriu qual é a sua vocação profissional? Isso se refere à aptidão ou predisposição que um indivíduo tem para determinada profissão, de acordo com seus talentos, dons e interesses. Por isso, é importante compreender quais são suas inclinações nesse sentido antes de escolher sua carreira.

Antes de chegar a qualquer conclusão, é importante entender o que é vocação profissional e identificar quais são as suas habilidades pessoais. Isso evita que você tome uma decisão baseada apenas em fatores familiares, financeiros ou sociais e possa escolher a profissão que mais tem a ver com o seu perfil, sonhos, desejos e objetivos. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é vocação profissional?

 

Vocação profissional é a tendência natural que uma pessoa tem para exercer determinada profissão, de acordo com suas habilidades e preferências, assim como seus desejos, seu estilo de vida, entre outros fatores. Esse é o caminho mais adequado para escolher a carreira que se deseja seguir.

O interesse por determinada área, o autoconhecimento, o contexto social, as suas perspectivas de futuro e o mercado de trabalho podem ser o ponto inicial para o processo de escolha de uma futura profissão. No entanto, descobrir a vocação profissional é um dilema para muitas pessoas.

É comum ocorrerem muitas inseguranças, incertezas e dúvidas nesse momento, principalmente pelo excesso de informações as quais estamos expostos e pela pressão externa de amigos e familiares.

Além disso, existem diversos mitos a respeito desse assunto. Muitas pessoas acreditam, por exemplo, que vocação é um chamado que devemos esperar por ele. No entanto, devemos nos desenvolver e nos aperfeiçoar até descobrirmos nossa aptidão. Para isso, preste atenção em habilidades, talentos, missão, valores pessoais e propósitos de vida.

Outro mito comum é que só existe uma profissão certa para cada pessoa. Porém, devemos escolher nossa carreira de acordo com as atmosferas de trabalho mais adequadas ao nosso perfil. Afinal, o mais comum é ocuparmos diversos cargos ao longo da nossa trajetória profissional.

Você também já deve ter ouvido que algumas pessoas não têm vocação para nada — o que é outro mito. Todos os indivíduos têm um talento e uma vocação. Para descobrir qual é a sua, é necessário fazer tanto uma reflexão quanto uma boa autoavaliação.

Quais são as melhores ferramentas para descobrir sua vocação?

Por ser uma escolha difícil e importante, existem profissionais aptos a ajudar qualquer pessoa a definir sua vocação profissional. Além disso, métodos e ferramentas foram desenvolvidos para facilitar essa tarefa. Confira, a seguir, as melhores formas de descobrir sua vocação.

Orientação vocacional

 

orientação vocacional funciona como uma bússola que ajuda a encontrar a melhor direção profissional. O método auxilia os estudantes a descobrirem quais são os seus interesses e talentos. Além disso, a técnica indica quais cursos combinam mais com o seu perfil.

Com um bom acompanhamento, o processo de orientação vocacional ajuda a definir quais são as carreiras profissionais que mais se relacionam com o estilo de vida que você almeja para o futuro.

Teste vocacional

 

teste vocacional é uma ferramenta que faz parte da orientação vocacional e permite identificar a sua compatibilidade com as áreas disponíveis no mercado e o seu perfil. Esse instrumento evita situações futuras que possam gerar frustrações.

Esse teste ajuda a embasar suas escolhas e torná-las mais acertadas, reduzindo as chances de mudanças no meio do caminho. Porém, isso não significa que quem aplica essa metodologia fica completamente seguro com as escolhas e não erra nunca.

Muitas mudanças acontecem em nossas vidas profissionais e pessoais, o que pode interferir nesse processo. Para os jovens, o teste funciona como um recurso de segurança em meio aos desafios e decisões importantes que acontecem nessa fase da vida, como a escolha da carreira, questões emocionais e posicionamento social.

Coaching

 

O coaching é uma forma de orientação vocacional que conduz o jovem a descobrir o que realmente interessa e o que vai atender suas expectativas pessoais e profissionais atuais e futuras. Nesse processo, você é levado a identificar seus valores e sua missão de vida, além de desenvolver suas habilidades e capacidades.

Durante o coaching, é possível entrar em um processo de autoconhecimento e descobrir o que desperta a sua curiosidade e como você se vê daqui a 5 ou 10 anos. O coach não dá as respostas prontas, mas sim trabalha em conjunto com o coachee para que ele encontre as soluções para os questionamentos dentro de si.

A vantagem desse tipo de orientação é que você participa de um processo de evolução contínua. Mais que apenas escolher a profissão, é possível desenvolver técnicas para ser um profissional mais completo ao longo de sua carreira.

Como definir a própria vocação profissional?

 

Existem algumas formas de definir a sua vocação profissional. Veja algumas dicas a seguir:

Exercite o autoconhecimento

Saber muito bem o que você gosta é o primeiro passo para escolher uma carreira que traga satisfação. Com base nisso, descubra o que o incentiva, suas paixões e o que traz prazer ao seu dia a dia.

Leia sobre temas do seu interesse

 

Sua vocação tem relação com os assuntos que você mais gosta e se identifica. Por isso, fazer leituras sobre eles e estar sempre informado facilita no momento de escolher sua carreira.

Converse com amigos e familiares

 

Uma boa dica para se conhecer melhor é pedir para as pessoas que convivem com você listarem as suas melhores características. Afinal, muitas vezes é difícil perceber nossas próprias qualidades. Com essas informações, é possível buscar profissões que se encaixam com as particularidades da nossa personalidade.

Pesquise e estude

 

Procure saber mais sobre as áreas do seu interesse. Para isso, visite empresas, converse com profissionais de diferentes setores e vivencie a experiência profissional de fato. Conhecer o dia a dia das profissões é fundamental, pois muitas delas se mostram diferentes daquilo que imaginamos.

Descobrir a sua vocação profissional não é tarefa simples, porém, existem diversos métodos e ferramentas que podem ajudar nisso. Ao seguir nossas dicas, você estará mais preparado para decidir qual carreira escolher e poderá se preparar melhor para o mercado de trabalho.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Então, deixe o seu comentário para que possamos ajudar você!

Fonte: Blog Carreiras

CATEGORIAS: Notícias

TÓPICOS RECENTES

Arquivos

Categorias

Logo Cruzeiro do Sul Footer

Campus Virtual Cruzeiro do Sul Educacional © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.
CNPJ: 62.984.091/0001-02
Cruzeiro do Sul EAD - Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.281, de 19/10/2012, DOU nº 204, de 22/10/2012, seção 1, p. 21
FSG EAD - Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.452, de 12/12/2016, DOU nº 238, de 13/12/2016, seção 1, p. 17
UNICID EAD - Recredenciada pela Portaria Ministerial nº 676, de 26/05/2017, DOU nº 101, de 29/05/2017, seção 1, p. 22-24
UNIFRAN EAD - Recredenciada pela Portaria Ministerial nº 696, de 20/07/2016, DOU nº 139, de 21/07/2016, seção 1, p. 49
UNIPÊ EAD - Credenciada, provisoriamente, pela Portaria Ministerial nº 1.010, de 20/05/2019, DOU nº 96 de 21/05/2019, seção 1, p. 37-38