Técnico em Enfermagem


Área:

SAÚDE

Público Alvo:

Concluintes do Ensino Médio Regular e candidatos matriculados, regularmente, a partir do 2º. ano do Ensino Médio Regular.

Objetivo do curso


O Curso Técnico em Enfermagem tem como objetivo formar profissionais aptos a atuarem nos seguimentos da saúde de pequeno, médio e grande porte. Desenvolve atividades relacionadas a rotinas dos pacientes bem como os cuidados de enfermagem necessários a sua saúde, tais como: cuidados com a higiene do corporal, oral, dos cabelos, intima; cuidados com a alimentação via oral e por sondagens; cuidados com os registros de enfermagem utilizando vocabulário técnico cientifico e manuseio das documentações do paciente; cuidados com lesões de pele; cuidados com preparo e administração dos medicamentos; cuidados específicos de enfermagem frente aos processos de alteração da saúde; conhecimento sobre a equipe de atuação profissional bem como sua hierarquia norteada pelos preceitos éticos e regida pela Lei do exercício profissional.

Pré-requisitos


Com duração de 18 meses, sendo dividido por 1º, 2º e 3º semestre, o curso técnico de Enfermagem é considerado um curso semipresencial, como descrevemos a seguir: - Parte teórica 34% Ensino a Distância (EaD- é desenvolvida com o uso da ferramenta Blackboard e materiais que compõe cada disciplina); Parte prática 33% Ensino presencial, realizada por meio de encontros presenciais semanais com a realização de atividades nos laboratórios de enfermagem e outros afins, bem como na sala de aula da Instituição de Ensino Superior (IES) no 1ª, 2ª e 3ª semestre; - Parte prática 33% Ensino presencial, semanalmente nos horários da manhã e noite, com o desenvolvimento de atividade prática (estágios supervisionados) por enfermeiro, realizados a partir do 2º e 3º. O curso oferece certificação parcial, ou seja, emissão do certificado de qualificação profissional de Auxiliar de Enfermagem. Ao final dos 18 meses o aluno terá a certificação da habilitação Técnica em Enfermagem. Para certificação de qualificação ou habilitação o aluno deverá cursar os os semestres e carga horária proposta e ter aprovação de 100% no curso para solicitação das documentações comprobatórias. A partir da disciplina da 1ª disciplina no 1ª semestre, ocorrerão os encontros presenciais, semanalmente, em sala de aula, nos laboratórios de Enfermagem e outros afins das IES, compondo a Parte prática 33% Ensino presencial, realizada por meio de encontros presenciais semanais com a realização de atividades nos laboratórios de enfermagem e outros afins, bem como na sala de aula da Instituição de Ensino Superior (IES) no 1ª, 2ª e 3ª semestre. As aulas práticas (estágios supervisionados) serão realizadas, semanalmente, nos horários manhã ou noite em hospitais e unidades básicas de saúde do município de São Paulo e Mogi das Cruzes e adjacentes no 2ª e 3ª semestre, compondo - Parte prática 33% Ensino presencial, semanalmente nos horários da manhã e noite, com o desenvolvimento de atividade prática (estágios supervisionados) por enfermeiro, realizados a partir do 2º e 3º. Todas as atividades, sejam elas aula no laboratório, tutoria do curso e as aulas práticas (estágios supervisionados) são realizadas por enfermeiro diplomado, dando assim, apoio técnico na construção do conhecimento, da habilidade e da atitude do aluno. As orientações e o cronograma das aulas de laboratório, bem como, as aulas práticas (estágios supervisionados) serão feitas pela coordenação do curso de enfermagem nos encontros presenciais. O aluno que tenha interesse em transferência ou aproveitamento de disciplinas do curso Auxiliar e Técnico de Enfermagem deverá apresentar os documentos exigidos para submeter-se à análise curricular, conforme as normas institucionais.

Documentos Necessários


Requerimento de matrícula devidamente preenchido e assinado; Cédula de Identidade (cópia simples); Documento Militar para o candidato entre 18 e 45 anos (cópia simples); Histórico escolar de conclusão do Ensino Médio (cópia autenticada) ou Declaração da Escola comprovando que o aluno está cursando a 2ª (segunda) série do Ensino Médio (documento original); 1 foto 3/4 (recente)
WhatsApp

Precisa de ajuda?