Raízes do Brasil: Gastronomia, Inovação e Tradições Locais 

Mandioca foi o ingrediente base do Concurso Gastronômico realizado no dia 7 de junho

08/07/2022

Com o propósito de dar visibilidade aos sabores e saberes que se entrelaçam na utilização da mandioca por todo o país, a Cruzeiro do Sul Virtual realizou no dia no dia 07/06 o Concurso Gastronômico “Raízes do Brasil: mandioca, macaxeira, aipim…”. 

O Prêmio Rosana Toledo buscou dar visibilidade para pratos que utilizam a mandioca.

A competição foi promovida pelo Núcleo de Práticas Científicas Tecnológicas e Profissionais – NPCT, em conjunto de alguns cursos, com o propósito de promover a inovação e estimular o gosto pela pesquisa de pratos ligados as tradições locais.  

Dentre todos os inscritos, três alunos de diferentes cursos e partes do Brasil foram selecionados para a grande final, que aconteceu no Laboratório de Gastronomia do campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. Os selecionados foram: 

– Licya Adrianne Marques Santos: São Luís/Maranhão 
 Receita: Arroz de Cuxá 

– Nadir Alves da Costa: São Roque de Minas/MG 
  Receita: Mané Deitado/João Deitado 

 – Valdeci Valeriano Santos: Guarujá/SP 
   Receita: Bolo Souza Leão 

Ao final das apresentações, os jurados, Profa. Cristina Freire – Cruzeiro do Sul Virtual, Prof. Nelson Almeida – coordenador do curso de Gastronomia – Cruzeiro do Sul e Profa. Magali Sparano – gestora da Cruzeiro do Sul (Anália Franco), definiram como vencedor o Bolo Souza Leão, preparado por Valdeci Santos. 

Além dos prêmios, que todos receberam, da experiência de saírem de suas cidades e trabalharem em uma cozinha completa e muito bem equipada, a atividade promoveu um maior conhecimento e integração aos participantes. 

Quer saber como faz para preparar essas delícias? Clique aqui e acesse as receitas! 

Galeria de fotos