Querer estudar teologia implica, dentre muitas coisas, que você se importa com as questões entre razão e fé, quer ser capaz de interpretar as escrituras cristãs, saber como comunicar a partir de argumentos bem fundamentados, compreender com espírito crítico o sentido da existência humana e, de alguma forma, deseja atuar pelo bem-estar da comunidade a partir do pensamento cristão. Você pode não ter as respostas de que precisa no momento, mas, no decorrer do curso, elas virão. A matriz curricular tem por base os eixos filosófico, metodológico, histórico, sociopolítico, linguístico e interdisciplinar, o que traz bastante de psicologia, antropologia, direito, biologia, entre outras áreas científicas. Assim, você terá uma formação teórica e prática sólida nas diversas áreas do saber da Teologia e saberá como dialogar construtivamente com as muitas diferentes formas de tradição religiosa.
Pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, dentro da categoria de ministros de culto, missionários e profissionais assemelhados, o teólogo é o profissional que se dedica a realizar liturgias, celebrações, cultos e ritos, apto a dirigir e administrar comunidades, formando pessoas segundo preceitos religiosos de suas tradições. Ou seja, no ministério religioso, o teólogo pode atuar em igrejas, capelania hospitalar, empresarial, escolar, penal, militar, em plataformas marítimas e outras organizações (ONGs) ou corporações. Se você se interessar mais pela pesquisa história, das tradições, textos e dogmas religiosos, verá ser uma área importante de produção de conteúdo para os mercados editorial e jornalístico, o que pode ampliar as fronteiras de sua capacidade de atuação. Tem-se percebido uma tendência a se reconhecer na pessoa do teólogo um importante formador de opinião pública, e é bem possível que, após formado, você seja convidado a participar de debates em programas de televisão ou a atuar como consultor no mundo empresarial, político ou das artes. Também poderá ser lembrado em Conselhos de Ética Pública e Conselhos de Mediação de Conflitos, em razão de sua capacidade de interlocução entre os setores da sociedade.
O curso de Teologia (Bacharelado) é Cristão Ecumênico, sem vínculo religioso institucional-confessional; acrescenta na sua formação acadêmica as qualidades e os vínculos de fé entre os Cristãos; possui um material didático digital produzido por mestres e doutores; tem enforque de ensino histórico-bíblico da atuação de Jesus e seus Apóstolos (NT) e dos Homens de Deus (AT); faz uma reflexão filosófico-antropológica das Sociedades Cristãs no Mundo; e possui Estágio Pastoral vinculado à Instituição Religiosa ou às ONGs que o aluno atua.
Faça o nosso teste vocacional gratuitamente e escolha sua carreira
DEIXE SEU CONTATO PARA QUE POSSAMOS BATER UM PAPO
Preencha os campos abaixo e entraremos em contato
Campus Virtual Cruzeiro do Sul Educacional © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade.
CNPJ: 62.984.091/0001-02
Obrigado!
Em breve um dos nossos consultores entrará em contato com você.